Entenda o que é Lockout/Tagout (LOTO) e sua importância para a segurança do trabalho

O que é LOTO?

O LOTO (Lockout & Tagout – ou Bloqueio e Sinalização de Energias Perigosas) refere-se à metodologia de segurança prevista pelas normas OSHA (Occupational Safety & Health Administration ou Administração de Saúde e Segurança Ocupacional) e NRs (Normas Regulamentadoras) que asseguram aos trabalhadores o desligamento adequado das máquinas de modo que ninguém seja capaz de habilitar o equipamento perigoso durante as atividades de manutenção.

Estes locais de risco podem partir de pontos distintos, como:

· Quadros de luz;
· Máquinas em operação;
· Redes de distribuição elétrica;
· Tanques e tubulações;
· Todo e qualquer equipamento que apresente risco aos operários.

Alguns exemplos de Lockout incluem travas de plástico ou metal, grupos de bloqueio, cadeados e até sistemas de segurança protegidos por senha ou leitura corporal. Em paralelo, o termo Tagout refere-se às etiquetas que sinalizam informações relevantes aos trabalhadores – a palavra denota o intuito de notificar os perigos aos quais eles possam estar expostos.

Como implementar esse controle na prática?

A implementação do controle LOTO deve ser orientada por diversas Normas Regulamentadoras, entre elas:

NR 10: estabelece e orienta a implementação de medidas/sistemas preventivos de saúde ou segurança para funcionários que interagem nas instalações ou serviços com eletricidade;

NR 12: estabelece e orienta a implementação de medidas/sistemas preventivos de saúde ou segurança para resguardar os trabalhadores ao usarem máquinas e equipamentos

NR 33: estabelece os requisitos mínimos que os funcionários devem seguir para atuar em espaços confinados, como, a sinalização obrigatória e o treinamento sobre quais atitudes tomar para que não haja acidentes nesses locais.

O ambiente industrial pode apresentar muitos riscos, principalmente nas instalações elétricas e em máquinas ou equipamentos. Por isso, a integridade física dos trabalhadores de uma empresa é essencial para que ela tenha uma performance de sucesso.

São várias as etapas que devem ser incorporadas por um profissional que domina a prática, por exemplo:

• Implantação de estações de bloqueio, acondicionando ferramentas;
• Bloqueio de válvulas (esférica, de gaveta, borboleta, universal) através de dispositivos;
• Caixas de travamento;
• Dispositivos diversos de bloqueio e sinalização para disjuntores, botões e outros.

Este serviço de proteção é obrigatório e toda manutenção ou instalação de equipamentos em um ambiente industrial precisa apresentar um procedimento LOTO da melhor qualidade. Por isso, é de suma importância contar com profissionais capacitados para a tarefa, que dominem a metodologia.

A EDGE Brasil, através da sua expertise, apresenta a capacidade para ofertar as melhores soluções para o seu negócio, contando com profissionais capazes e munidos das melhores tecnologias do mercado.

Caso queira garantir mais segurança para a prática laboral de seus colaboradores, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos implementar a metodologia LOTO em sua empresa.

Para saber mais a respeito, contate nossos consultores de tecnologia e saiba o que podemos fazer por você!

 

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

A indústria é responsável por 37% de todo consumo elétrico do Brasil, arcando com uma das...
Quando pensamos nas práticas de segurança do parque fabril, o principal foco está no chão de...
Globalmente, empresas do setor industrial estão apostando na automação robótica para obterem maior ganho de produtividade,...
Ver todos os posts