Mobilidade nas indústrias químicas

Entenda como os dispositivos móveis (MCC – Mobile Computer Communication) ajudam a garantir mais segurança para empresas do setor

A indústria química é essencial para a economia global, uma vez que fornece materiais e produtos químicos que são utilizados em diversos setores, como alimentício, farmacêutico, automotivo, entre outros. No entanto, essa indústria apresenta riscos significativos de segurança, devido ao manuseio de materiais perigosos e inflamáveis. Por isso, é essencial que as empresas tomem medidas para garantir a segurança dos colaboradores e a proteção do meio ambiente.

Nesse sentido, a mobilidade é um fator chave para aprimorar os processos industriais, aumentar a eficiência e melhorar a segurança dos colaboradores. Dispositivos móveis intrinsecamente seguros são uma das soluções disponíveis para as indústrias químicas, uma vez que permitem que os trabalhadores acessem informações e se comuniquem em tempo real, sem comprometer a segurança quando estiver em ambientes EX.

Leia o artigo completo e saiba mais sobre como estes dispositivos podem ajudar a sua empresa!

Materiais EX e sua importância

Materiais EX intrinsicamente seguros são projetados para trabalhar em locais com um alto índice de riscos de explosão, incêndios etc. Esses materiais são essenciais para as indústrias químicas, uma vez que são projetados para não gerar nenhum tipo de faísca e consequentemente prevenir riscos eminentes podendo ser manuseados em diversas áreas com produtos químicos ou atmosfera explosiva. Por isso, é necessário que todos os equipamentos utilizados nesse segmento sejam intrinsecamente seguros.

Benefícios para as indústrias químicas

A utilização de dispositivos móveis habilitando o conceito de MCC (Mobile Computer Communication) traz diversos benefícios para as indústrias químicas. Um dos principais é a melhoria na eficiência dos processos, uma vez que os trabalhadores podem acessar informações dos processos produtivos, documentos ou aplicativos para consulta de informações, além de se comunicar em tempo real com outros colaboradores ou fornecedores, independentemente de sua localização na planta. Isso permite uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Outro benefício é a redução de custos, uma vez que os dispositivos móveis permitem a automatização de tarefas manuais, aumentando eficiência operacional na planta. Isso pode resultar no melhor aproveitamento dos trabalhadores, efetuando tarefas mais estratégicas.

Além disso, os dispositivos ajudam a aumentar a segurança dos colaboradores. Como esses equipamentos são à prova de explosão, eles reduzem os riscos de incêndios e explosões causados por equipamentos eletrônicos que não foram projetados para operar em ambientes perigosos. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais seguro e protegido.

Segurança dos colaboradores

A segurança dos colaboradores é uma das maiores preocupações das indústrias químicas. O manuseio de materiais perigosos e inflamáveis pode causar graves acidentes e colocar em risco a vida dos trabalhadores. Por isso, é essencial que todas as medidas de segurança sejam tomadas para minimizar esses riscos.

Os dispositivos móveis também podem ajudar a aumentar a eficiência das inspeções de segurança. Com esses equipamentos, os trabalhadores podem coletar informações em tempo real sobre possíveis riscos de segurança e compartilhar essas informações com os supervisores. Isso pode resultar em uma ação mais rápida para resolver os problemas e reduzir os riscos de acidentes.

Quais soluções podem ajudar neste processo?

A Pepperl+Fuchs, parceira de longa data da EDGE Brasil, oferece dispositivos móveis intrinsecamente seguros para as indústrias químicas, sendo líder no desenvolvimento de métodos de proteção contra explosão para a indústria de processos. A empresa disponibiliza uma variedade de soluções de computação móvel e comunicação que atendem às necessidades específicas dessas indústrias, com certificação global.

Computação móvel

Uma das soluções da Pepperl+Fuchs para computação móvel são os tablets EX, produtos móveis que permitem aos trabalhadores acessarem informações e se comunicarem em tempo real. Os tablets são projetados para operar em ambientes perigosos e são à prova de explosão, o que significa que podem ser usados com segurança em áreas de alto risco.

Comunicação

Seja para comunicação ou colaboração em um ambiente industrial ou áreas classificadas, a marca ecom, da Pepperl+Fuchs, oferece uma variedade de dispositivos móveis industriais e intrinsecamente seguros, como telefones com recursos básicos e smartphones, que ajudam a tornar os processos de trabalho mais seguros e eficientes.

A Pepperl+Fuchs também oferece uma variedade de outros dispositivos que foram projetados para melhorar a eficiência dos processos industriais e aumentar a segurança dos trabalhadores.

Como posso contar com estas soluções na minha empresa?

A EDGE é uma empresa especializada na distribuição de soluções desse segmento, e com a união de produtos, pessoas e tecnologia, tem como principal objetivo um atendimento rápido, confiável e flexível para oferecer sempre a melhor experiência para o cliente.

Como você viu, a indústria química tem diversas particularidades e estar preparado para todas elas pode trazer grandes vantagens competitivas para a sua empresa.

Para isso, você precisa contar com uma empresa de confiança que ofereça um serviço de excelência. Entre em contato conosco AQUI agora mesmo e conheça nossas soluções dedicadas para o seu negócio.

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

A indústria é responsável por 37% de todo consumo elétrico do Brasil, arcando com uma das...
Quando pensamos nas práticas de segurança do parque fabril, o principal foco está no chão de...
Globalmente, empresas do setor industrial estão apostando na automação robótica para obterem maior ganho de produtividade,...
Ver todos os posts