Entenda o papel dos sistemas de visão nas inspeções de qualidade

Uma empresa só sobrevive no mercado se oferece produtos e serviços eficientes, que atendam com perfeição às necessidades e aos desejos do público consumidor. Então, é fundamental que as inspeções de qualidade sejam altamente eficazes, visando melhorar a eficiência operacional, rastrear o que ocorreu ao longo dos processos e melhorar as tomadas decisões sobre ação e prevenção.

Como as novas tecnologias já são uma realidade no setor industrial, elas devem ser utilizadas também na gestão de qualidade, a fim de melhorar o desempenho e gerar mais competitividade. Uma das formas de realizar isso é por meio dos sistemas de visão.

Para explicar mais sobre o assunto, conversamos com Wilson Presutti, especialista em Segurança e Sensores da empresa Ladder. Acompanhe o artigo e veja só o que ele nos contou!

Entenda a importância das inspeções de qualidade

Inspeções de qualidade são processos utilizados para examinar minuciosamente uma unidade de produto e compará-la com parâmetros previamente estabelecidos. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) define que inspeção é:

“a avaliação da conformidade pela observação e julgamento, acompanhada, conforme apropriado, por medições, ensaios ou uso de calibres.”

Desse modo, realizar inspeções tanto durante quanto após a produção é essencial para garantir a qualidade de um produto. Caso elas não sejam feitas, a companhia enfrentará falhas contínuas na produção, gerando paradas para retrabalho e consertos, e a entrega de lotes com defeito no mercado, que precisarão retornar. Isso gera dois prejuízos imensos para empresa: o custo financeiro e a perda da credibilidade da marca.

Além do engajamento em produzir itens e oferecer serviços que atendam às necessidades do público consumidor e aos padrões definidos pela própria empresa, é preciso lembrar que determinados produtos só podem ser comercializados se atenderem a especificações de qualidade definidas pelo governo ou regulamentações internacionais, a exemplo da ISO (International Organization for Stardization ou Organização Internacional de Padronização).

Conheça os problemas das inspeções manuais

Boa parte das empresas opta por fazer a inspeção de forma humana. Ou seja, aloca funcionários no fim da linha de produção com a função de verificarem as características dos produtos. Atualmente, as indústrias trabalham com produção em massa, o que torna impossível que todos os itens sejam examinados manualmente em tempo hábil.

Também há outros problemas. O ser humano desenvolve muito rapidamente o costume, ou seja, inicialmente ele consegue realizar a atividade de forma muito precisa, porém conforme o tempo passa e ele percebe que raramente são encontrados erros, tende a se acomodar e a não inspecionar mais com tanto cuidado.

Ainda há o cansaço normal de uma rotina de trabalho. Por exemplo, no início do turno, o colaborador realiza todos os procedimentos da maneira correta. Ao final do expediente, está cansado e, assim, pode deixar passar produtos com defeitos. Nesses casos, é preciso retrabalhar o lote todo, pois não será possível saber se apenas um item foi aprovado mesmo com falhas.

O ser humano é falho por natureza. Não há como garantir que ele execute uma atividade com 100% de acerto durante todo o tempo. Por esse motivo, é preciso encontrar uma forma de assegurar que todos os itens sejam inspecionados e entrem no mercado de acordo com o esperado.

Descubra o que são sistemas de visão

Wilson, afirma que um sistema de visão “nada mais é que uma câmera com inteligência, que trata a imagem de forma a identificar padrões, dimensões e contrastes. Basicamente, é uma câmera inteligente, que pode ser treinada e ensinada”. Em outras palavras, esses sistemas são os olhos da máquina.

Por que unir essa tecnologia às inspeções de qualidade?

A indústria 4.0 tem trazido ferramentas que são o futuro da automação industrial e os sistemas de visão são uma delas. A implementação de novas tecnologias é imprescindível para melhorar o desempenho da empresa, reduzir os custos e conquistar competitividade frente aos concorrentes.

Os sistemas de visão contam com recursos capazes de coletar, processar e analisar imagens reais para que sejam processadas por computadores que comunicam-se entre si.

Essa ferramenta coleta uma grande quantidade de dados que são de extrema importância para a gestão de qualidade. Afinal, ajudam na constatação de possíveis erros durante os processos de fabricação. Assim, é possível resolvê-los rapidamente e, ainda, permite que sejam adotadas medidas de manutenção preventiva e contínua aos equipamentos.

Confira os benefícios dessa tecnologia

Quando um sistema de visão utilizado nas inspeções de qualidade é conectado a um software, muitos dados são coletados e processados em tempo real. Isso possibilita tomadas de decisão mais rápidas e confiáveis.

Ao produzir relatórios precisos sobre as inspeções de qualidade, o sistema proporciona melhora na análise geral do processo produtivo, nas avaliações e na identificação de gargalos. A chance de algum produto ser enviado ao mercado com algum defeito é reduzida drasticamente. Caso isso aconteça, será mais fácil descobrir rapidamente onde está o problema e evitar que continue acontecendo.

Então, podemos listar como benefícios:

  • inspeções de qualidade mais rápidas e precisas;
  • redução dos custos com manutenção;
  • diminuição de prejuízos com gargalos;
  • menos devoluções de produtos e reclamações de clientes;
  • reconhecimento e respeito à marca;
  • aumento da produtividade.

Veja quais segmentos podem ser beneficiados pelos sistemas de visão

Toda indústria precisa de um rigoroso controle de qualidade para ter a certeza de que seus produtos atendem aos requisitos estabelecidos. Como exemplo, podemos citar o setor automotivo na fabricação de rolamentos. O fabricante precisa garantir que todos os componentes que devem estar dentro do item realmente estão. Um ser humano teria em média 2 segundos para analisar cada peça, o que não é um tempo hábil.

Outro exemplo é o setor alimentício, no qual é fundamental atestar as condições das embalagens para garantir a durabilidade do conteúdo, bem como verificar se o rótulo foi colocado na posição correta, em que lado está a parte para a impressão do código de barras e marcação de lotes e datas de validades, entre outros detalhes.

Podemos citar também o exemplo dos fabricantes de espelhos. É preciso garantir que o vidro foi realmente transformado em espelho, isto é, que não há furos nem que algo tenha entrado em frente a cortina de tinta para que o espelho se torne algo realmente reflexivo e não translúcido.

Saiba como o Grupo EDGE oferece o sistema de visão

O Grupo EDGE, procura conhecer as necessidades do cliente para então propor soluções inovadoras com atendimento rápido. A equipe de especialistas entrega uma solução completa, desde o sistema de visão até o sistema de controle, implementando a automação por meio de sensores, utilizando produtos de marcas globalmente reconhecidas, como por exemplo a Datalogic.

“O nosso sistema de visão tem protocolos como a Ethernet IP e o ProfNet embarcados. Então, ele apresenta uma facilidade muito grande de se integrar com os principais controladores do mercado. É um sistema muito robusto e versátil”, conclui Wilson.

Portanto, aliar a tecnologia dos sistemas de visão às inspeções de qualidade otimiza os processos industriais, reduz custos, aumenta a produtividade e faz com que apenas produtos de qualidade cheguem aos seus consumidores. Essa é a chave para o reconhecimento da marca e para o posicionamento da empresa em lugar de destaque.

Para que sua empresa obtenha todos os benefícios apresentados no post, entre com contato conosco e comece agora mesmo a implementação da tecnologia em sua companhia!

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Descubra o poder da iluminação solar e como ela pode impulsionar o seu negócio A busca incessante...
Descubra as vantagens da remanufatura e como ela se destaca em relação aos simples reparos No contexto...
Descubra a revolução da iluminação personalizada e automatizada em diversos setores A revolução da iluminação inteligente está...
Ver todos os posts