Entenda como é desenvolvida a infraestrutura de um prédio inteligente

EDGE Brasil e Panduit apresentam soluções que podem melhorar a eficiência da operação diária de uma empresa

Em algum momento você já deve ter se deparado com a temática dos prédios inteligentes, seja na sua vida pessoal ou profissional. O conceito é algo que veio para ficar, tanto no âmbito residencial, quanto no âmbito industrial e empresarial.

Cada vez mais, edifícios comerciais requerem redes de cabeamento estruturado de alto desempenho, que facilitem o crescente tráfego de dados e informações importantes. Afinal, para construir um ambiente que permita gestão inteligente de recursos e integração total entre áreas, é necessário começar do básico: a infraestrutura.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais a respeito da infraestrutura para prédios inteligentes e como a expertise da EDGE Brasil, distribuidora dos produtos Panduit, pode contribuir para o seu negócio com uma solução confiável e segura.

O que são Prédios Inteligentes?

Sabemos que prédios inteligentes são aqueles que possuem dispositivos conectados entre si ou um sistema de gestão, que facilitam ações em âmbito residencial, comercial ou industrial. Mas como podemos definir o que realmente é um edifício digital?

Um edifício digital caracteriza-se por ser um espaço que, através da tecnologia e dos sistemas integrados, proporciona um melhor aproveitamento dos espaços físicos, dos recursos e do ambiente aos ocupantes. Facilitando a administração, gestão e operação, de maneira mais eficiente, e com um custo-benefício superior.

Em resumo, a característica principal que define um prédio inteligente é a interconectividade de seus sistemas. Se você quiser otimizar o desempenho destes sistemas, precisará de uma infraestrutura que suporte a carga necessária para que isso seja realizado

Qual a importância de investir na infraestrutura dos Prédios Inteligentes?

A conectividade entre sistemas de um edifício possibilita que a empresa regule automaticamente a segurança, condições ambientais, iluminação, comunicações e muitas outras funções. Isso ajuda a manter uma atmosfera acolhedora, propícia ao trabalho desenvolvido no local.

Por isso, essa abordagem inteligente reduz despesas operacionais e facilita um modelo de crescimento flexível, permitindo que esforços e investimentos sejam direcionados para mais áreas dentro de um negócio.

Quais os benefícios em contar com uma infraestrutura adequada?

O conceito de prédios inteligentes acelerou o ritmo de integração de uma única plataforma de cabeamento. As luzes de LED alimentadas por Power over Ethernet (PoE) de switches em racks passaram de uma ideia conceitual e se transformaram em instalações.

Os sensores conectados oferecem a promessa de otimizar os edifícios, aumentar a produtividade e a receita. O acesso por meio de crachás e outras formas de segurança, e até mesmo sistemas de proteção à vida migrou para comunicações baseadas principalmente em IP por meio de cabeamento estruturado.

Confira os principais benefícios:

Colaboradores mais produtivos: a praticidade e conforto que é oferecida estimula os colaboradores a serem mais produtivos e eficientes em suas tarefas do dia a dia.

Redução do consumo de energia: mais eficiência em termos energéticos, poupando recursos naturais.

Precisão de dados: controle de acesso, sensores e câmeras fornecem dados precisos sobre como o edifício está sendo utilizado, proporcionando tomadas de decisões mais assertivas. Assim, a utilização do espaço pode ser aprimorada com base em dados concretos.

Economias significativas: incluem economias relacionadas a gastos diários e manutenção em equipamentos. O monitoramento constante e as ações preventivas contribuem para a melhor utilização dos recursos.

Como funciona a implementação da infraestrutura

Quando uma equipe tem uma demanda de implementação de infraestrutura para digitalização de um edifício, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • Uma varredura de identificação é realizada em toda a estrutura do edifício para detectar todos os dispositivos inteligentes utilizados no ambiente;
  • Assim que são identificados, câmeras de vídeo, iluminação, sensores ambientais, acessos sem fio, dispositivos de segurança e iluminação LED são avaliados e devem estar conectados a uma infraestrutura de rede IP;
  • Para energizar e controlar esses dispositivos, a mesma categoria de cabeamento deve possibilitar o fornecimento de energia a partir de um IP habilitado.

Apenas depois que todos estes pontos estiverem integrados com um sistema de gestão unificado, é que pode ser considerada concluída a implementação. O resultado é um prédio inteligente. Dispositivos integrados coletam dados que fornecem uma visão sobre a construção e parâmetros, como uso de energia, ocupação e bem-estar do edifício.

A análise pode então ser usada para adicionar inteligência à rede, gerando informações acionáveis em um sistema altamente otimizado, onde dispositivos podem automatizar luzes, temperatura, enviar notificações para mudanças no bem-estar do ambiente e alarmes para notificação sobre questões de segurança.

Soluções para construir uma infraestrutura confiável

A conectividade de um prédio inteligente é garantida através de uma infraestrutura de comunicações com cabeamento estruturado e que ofereça uma base flexível para todos os tipos de sistemas de edifícios corporativos.

E para contar com uma infraestrutura confiável e preparada para o futuro, é necessário ter um parceiro de cabeamento de rede que tenha o conhecimento necessário para mitigar esses possíveis riscos. Para isso, conte com as soluções da EDGE e os produtos reconhecidos mundialmente da Panduit.

A Panduit possui soluções de infraestrutura de rede necessárias para garantir confiabilidade e guiar os caminhos para uma migração bem-sucedida. Em um mercado de constante mudança, estar preparado é um grande diferencial.

Ficou interessado em saber mais sobre os produtos Panduit e quer contar com uma infraestrutura confiável para o seu negócio?

Fale conosco!

 

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Descubra o poder da iluminação solar e como ela pode impulsionar o seu negócio A busca incessante...
Descubra as vantagens da remanufatura e como ela se destaca em relação aos simples reparos No contexto...
Descubra a revolução da iluminação personalizada e automatizada em diversos setores A revolução da iluminação inteligente está...
Ver todos os posts