Sistema de Controle Distribuído: quais são os avanços para a indústria?

Um bom Sistema DCS (Distributed Control System) ou SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído) pode fazer a diferença na adequação da indústria às mudanças econômicas e estruturais do momento. A chamada Nova Revolução Industrial é um caminho sem volta, e a forma como usamos os dados e garantimos a conectividade na indústria é determinante para o sucesso de diferentes empreendimentos.

Por isso, promover a atualização do chão de fábrica e uma modernização dos processos e recursos é uma emergência para a indústria nacional, pressionada pela tendência de abertura de mercado, que intensifica a competitividade e a concorrência. Sendo assim, o uso de um DCS que acompanhe as mudanças tecnológicas é de extrema importância para o bom andamento dos negócios.

Deseja saber mais sobre o sistema de controle distribuído? Continue com a leitura deste post e adquira informações sobre o funcionamento, o impacto e detalhes de aplicação do DCS!

Como o sistema de controle distribuído funciona?

O conceito de sistema de controle distribuído, também conhecido pela sigla DCS, pode ser entendido como um conjunto de equipamentos de software de automação industrial que têm como função controlar os processos para melhorar a produtividade.

Esse conjunto de equipamentos trabalha de forma integrada, sendo um dos principais conceitos que utilizamos no sistema de controle distribuído, facilitando a operacionalização e até mesmo a manutenção.

O DCS contempla uma maneira padronizada de trabalhar, sempre baseada em normas internacionais. Entre elas, podemos citar: padrões de tela de operação, a designação da instrumentação de campo, a normatização do sistema de alarmes e segurança, lógicas de controle padronizadas, entre outros recursos muito importantes para a melhoria da rotina.

O DCS é composto por um conjunto integrado de dispositivos como sensores e atuadores, interface de redes de chão de fábrica e homem-máquina, unidades remotas, estações de controle de processo, controladores e instrumentação de campo. No DCS, as principais variáveis que precisam ser controladas na instrumentação de campo são:

  • pressão;
  • temperatura;
  • vazão;
  • nível;
  • a parte analítica: como PH e oxigênio;
  • controle de válvula. 

Na parte dos programas, ainda temos os softwares supervisórios, que são usados para operação e controle da planta industrial, e os softwares historiadores, que fazem todo o registro histórico do processo. Além disso, o DCS melhora a familiaridade dos usuários com os equipamentos em razão da integração e da padronização.

Quais as vantagens de um DCS atualizado para controle de processos? 

Manter o DCS atualizado é de extrema importância, devido ao surgimento de tecnologias novas e superiores. Elas geram benefícios para a empresa de modo geral. Além da evolução de controladores, servidores e computadores, o momento é de mudança. Vivemos uma revolução, a chamada Indústria 4.0 e seus impactos, principalmente em relação à conectividade, que atualmente é fácil de prover e de alta velocidade. 

Nesse cenário, manter um sistema obsoleto, com redes muito lentas, inviabiliza a modernização da indústria desde sua base estrutural. Por outro lado, um sistema atualizado traz diversos benefícios, como a maximização de lucros, o aumento da produtividade, um menor consumo de matéria-prima e a diminuição nos custos de manutenção. Veja abaixo as principais vantagens de investir em um sistema de controle distribuído!

Mais agilidade em todos os processos

Um sistema de controle distribuído de boa qualidade proporciona a entrega rápida e eficiente de todas as informações necessárias para que os processos fluam corretamente. Outro ponto importante é que, por meio da automação promovida pelo DCS, o cálculo dos custos poderá ser realizado rapidamente e em tempo real.

Otimização da performance dos processos

Com um sistema DCS é possível ter otimização e controle de alta performance de todos os processos da empresa. As características e parâmetros a serem considerados proporcionam acesso a uma curva de erros, o que leva os profissionais a conseguirem tomar decisões mais assertivas. Portanto, pode-se dizer que os negócios com um bom sistema de controle distribuído têm grandes chances de alcançar bons resultados.

Aumento da produtividade

Um DCS com muitas funções integradas e que atende a todas as áreas da produção de uma empresa é primordial para que haja aumento da produtividade. Com a sua utilização, muitas falhas são evitadas, o que auxilia na eficiência das empresas, impossibilitando omissões causadas por tarefas manuais. Além disso, o sistema de controle distribuído está alinhado com os avanços tecnológicos.

Inovação e melhoria contínua dos processos

Muitos gestores reconhecem que acompanhar a modernização implantando um bom DCS é uma grande oportunidade para inovar e melhorar significativamente seus processos. Para isso, é preciso avaliar com calma, pois as vantagens são variadas e é necessário verificar quais delas se encaixam naquilo que o empreendedor está buscando.

Maior segurança aos funcionários

Atividades monótonas com tarefas repetitivas são responsáveis por muitos acidentes de trabalho. Fazer a mesma coisa durante muito tempo deixa o colaborador no piloto automático e desatento à execução das atividades laborais.

O uso do DCS proporciona um ambiente de trabalho mais seguro, pois as tarefas são monitoradas 24 horas por dia e existem muitos alertas luminosos ou sonoros que indicam perigo ou irregularidade nos processos. Dessa forma, muitos acidentes acabam sendo evitados. Sem contar que os sensores também identificam problemas de aumento de temperatura e sobrecargas nos equipamentos a tempo de evitar problemas no chão de fábrica.

Aumento da competitividade

Com o uso de um DCS é possível aumentar a competitividade da empresa, visto que os processos se tornam mais rápidos e os produtos fabricados ficam com uma qualidade mais elevada. Isso ocorre porque são feitos por meio de uma tecnologia que auxilia os profissionais, deixando-os com tempo maior para dar atenção às peculiaridades de cada item.

Quais os desafios de implantar um DCS?

Em nossa experiência no acompanhamento da modernização de indústrias nacionais, observamos que muitas delas têm uma base instalada antiga, com baixa velocidade e processadores inferiores, principalmente no que diz respeito a redes industriais. Equipamentos como instrumentação de campo, hardwares de acionamento de motores, controladores e softwares devem ser avaliados para se manterem sempre atualizados.

Outro desafio é implementar uma boa rede Ethernet deautomação, que precisa ser bem dimensionada, projetada e baseada em boas práticas de implantação. Em relação a essa demanda, o destaque vai para oCPWE, um documento elaborado entre Rockwell Automation e Cisco. Ele traz um conteúdo fantástico relacionado à implementação de rede Ethernet, que merece ser recomendado.

Outro desafio da indústria brasileira é desenvolver a capacidade de avaliar os investimentos em DCS a longo prazo. Em uma visão imediatista, o custo do investimento acaba sendo considerado alto. Contudo, a modernização é fundamental, especialmente em um momento de forte tendência de abertura para o mercado externo, que exige produtividadeeficiênciaoperacional e adoção de tecnologia.

Qual a importância da automação DCS e por que é necessário investir no setor industrial?

A automação DCS é primordial para que os resultados das empresas sejam melhores. Por meio desses processos é possível alcançar muitos benefícios. Observe abaixo 6 deles:

  • aumentar a produção industrial;
  • evitar acidentes graves;
  • tornar as atividades mais simples;
  • facilitar processos de manutenção do maquinário;
  • reduzir o consumo de energia;
  • proporcionar mais precisão na realização das tarefas operacionais.

Esses são apenas alguns dos objetivos alcançados com o uso de um DCS, sendo possível perceber o quanto ele auxilia as empresas no dia a dia. Ele também influencia nos processos decisórios, que, apesar de difíceis, se tornam mais simples com sistemas inovadores.

Quais são as soluções da EDGE nesse assunto?

A EDGE fornece soluções de DCS por meio das empresas Ladder e Interengcoma distribuição de produtos — de alta tecnologia e alto desempenho — de marcas altamente reconhecidas.

Por ser distribuidora autorizada da Rockwell Automation, a EDGE comercializa um fantástico sistema DCS, o plantPAX, que garante toda a integração necessária, incluindo hardwares e softwares próprios, como: controladores, interfaces homem-máquina, suítes de rede, inversores de frequência, gateways, soft start, relés inteligentes, software provisório e software historiador.

Aqui o destaque é o controle de válvula, extremamente importante e muito comum em sistemas DCS pelo tipo de indústria em que é aplicado. A EDGE é o único distribuidor no Brasil do fabricante Westlock relacionado à parte do controle de válvulas. Assim como distribui as soluções da Biffi, considerada um dos principais fabricantes de atuadores de válvulas. Os seus equipamentos de extrema robustez e performance.

A EDGE conta com a união de produtos e marcas reconhecidas globalmente, alta tecnologia e uma equipe altamente capacitada, não somente para implementar um DCS completo em uma indústria, mas também visando à transformação digital na empresa, com um atendimento rápido, confiável e flexível gerando maior competitividade para o seu negócio.

Para concluir, podemos dizer que o sistema digital de controle distribuído é um requisito estrutural para a indústria. Com sua natureza integradora, garante aumento de produtividade, lucratividade e eficiência, incluindo a otimização da manutenção. A EDGE é um importante parceiro, responsável por desenvolver e implementar um bom sistema DCS nas empresas. Sendo assim, um gestor que pretende destacar sua empresa no mercado deve contar com o apoio de uma empresa especializada como a EDGE.

Gostou do nosso post sobre o sistema de controle distribuído e deseja contratar os nossos serviços? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba em detalhes como podemos ajudar com o desafio de sua implementação!

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Descubra o poder da iluminação solar e como ela pode impulsionar o seu negócio A busca incessante...
Descubra as vantagens da remanufatura e como ela se destaca em relação aos simples reparos No contexto...
Descubra a revolução da iluminação personalizada e automatizada em diversos setores A revolução da iluminação inteligente está...
Ver todos os posts