O papel da capacitação dos funcionários na nova indústria tecnológica

Quando falamos em inovação e indústria 4.0, um dos aspectos fundamentais é o engajamento dos colaboradores. Afinal, não há transformação sem o apoio de quem contribui com as operações diárias. É muito importante focar a capacitação dos funcionários porque essa é a base para aumentar a eficiência, reduzir custos nos processos fabris e ingressar com sucesso nesse período tecnológico.

Para saber mais sobre a importância desse cuidado com os treinamentos e conhecer algumas dicas de como fazer isso, não deixe de conferir os tópicos a seguir!

Por que a capacitação dos funcionários é um desafio das indústrias?

O avanço tecnológico criou tendências e obrigações para as empresas, de forma que é preciso se adaptar em pouco tempo e estar disposto a alterar paradigmas em busca de inovação e conformidade com as novas regras do mercado.

Por essa razão, o apoio dos profissionais que fazem parte das indústrias é tão importante. Contudo, a falta de qualificação é um grande desafio, e o setor industrial está um pouco atrás do comércio e dos serviços nesse sentido.

Esse desequilíbrio entre o que é preciso fazer e o que as indústrias efetivamente fazem gera uma série de entraves para o crescimento. Isso porque a falta de preparação afeta a competitividade das empresas, bem como a eficiência e a produtividade. Os resultados são prejudicados e o suporte à continuidade dos negócios também.

Formação de base precária

Um dos principais problemas é o fato de que a formação de base das pessoas já é precária, e isso pesa. Por isso, a empresa tem que ensinar muito mais e reforçar bases de conhecimento que os colaboradores já deviam ter a fim de alcançar o nível de qualificação necessária.

Tempo

Outro desafio é a questão do tempo necessário na capacitação. A manufatura avançada está criando demanda pelo uso de máquinas e sistemas cada vez mais complexos que exigem mão de obra preparada para gerenciá-los.

Velocidade

No entanto, a evolução das tecnologias acontece em uma velocidade absurda, maior do que a capacidade das indústrias de acompanhar. Assim, é preciso preparar muitas pessoas em um período curto, a fim de seguir as tendências do mercado.

Cultura

A cultura dos próprios funcionários também é um problema em alguns contextos. Muitos negam a necessidade de atualização e apresentam resistência à adaptação, enquanto outros alegam falta de tempo para investir em pesquisa e no aprendizado de novas tecnologias.

Por isso, a forma como as pessoas enxergam a tecnologia no chão de fábrica deve ser encarada como uma barreira e precisa ser trabalhada.

Por que realizar essa capacitação?

Discutimos alguns desafios, mas agora vamos conhecer os motivos pelos quais a capacitação dos funcionários é fundamental no contexto moderno.

Diferencial competitivo

A inovação é um dos motores da competitividade, levando em conta a alta concorrência. Afinal, a devida adaptação aos princípios da modernidade, como agilidade, velocidade, mobilidade e inteligência de dados, é crucial para destacar as empresas. Esse destaque se dá por causa da melhoria nos processos de produção e das abordagens eficientes.

Qualidade

Da mesma forma, o uso correto das ferramentas é imprescindível para otimizar a produção, gerando mais qualidade nos resultados. Dessa forma, é possível aproveitar os recursos ao máximo, com colaboração e comunicação entre os membros, para assegurar que o padrão de mercado seja mantido e respeitado.

Agilidade

Outra característica é a maior agilidade, o que também é sinônimo de maior produtividade. Uma vez que os funcionários estão preparados para lidar com as tecnologias e sabem o que fazer, os processos fluem rapidamente, sem perdas de tempo ou entraves operacionais.

Assim, é possível atender às demandas modernas por resultados rápidos e evoluir na capacidade de produção. Esse é o principal fator que sustenta o crescimento da companhia.

Projetos alinhados

A preparação de todos os colaboradores ajuda a alinhar os projetos aos objetivos e aos valores da empresa. Isso porque os treinamentos auxiliam na transmissão dos princípios referentes à visão dos gestores e capacitam os colaboradores para trabalharem de acordo com o que é esperado pelos líderes.

Redução de erros

Também é possível reduzir erros no uso de ferramentas tecnológicas no dia a dia. Tendo em vista que as pessoas sabem como aproveitar eficientemente cada equipamento e sistema, menos retrabalho é necessário e os processos fluem mais rápido, sem problemas decorrentes de falhas humanas.

Dessa forma, os funcionários focam os objetivos principais do negócio e lidam menos com entraves operacionais e técnicos.

Padronização dos processos

O treinamento também é fundamental para criar formas padronizadas de abordar os processos e operações. Isso é importante, pois ajuda a criar uma certa previsibilidade de resultados, bem como alinhar os produtos aos objetivos, além de ser uma boa maneira de melhorar a comunicação entre os membros de diferentes posições da empresa.

Como oferecer essa capacitação aos colaboradores?

“Existem diversas ferramentas que possibilitam o ensino e treinamento de funcionários e uma delas é o ensino a distância”, como mencionado pela diretora da People Strategy, Célia Foja.

É uma modalidade poderosa que ajuda a reduzir custos e tempo, permitindo que as pessoas estudem em casa e se reúnam em períodos estratégicos. Assim, é possível otimizar o processo de aprendizado e gerar mais interesse pelos conteúdos.

Metodologias ativas

As indústrias podem utilizar as metodologias ativas de aprendizagem que são referência na educação moderna. Elas são caracterizadas por um foco maior nos alunos, que se tornam os construtores do próprio conhecimento, além de métodos inovadores de transmissão de assuntos.

Célia cita como exemplo a sala de aula invertida, que tenta desburocratizar as reuniões em sala, gerando um foco maior em discussões e debates sobre os temas, uma vez que a busca pelo conhecimento começa em casa e parte do próprio estudante.

Gamificação

A gamificação também pode ser usada a fim de otimizar o processo e torná-lo ainda mais atraente e envolvente para os alunos. Princípios de jogos são incorporados ao aprendizado para melhorar a assimilação dos conteúdos, o que inclui feedbacks constantes, sistemas de recompensa, sistema de pontos, fases, entre outras coisas.

Indicadores

Além disso, vale ressaltar a importância de estabelecer e acompanhar indicadores para ter uma boa visualização dos processos de treinamento e ajustar o que for necessário a fim de reduzir erros. Assim, é possível preparar colaboradores em menos tempo e gerar um padrão de qualidade que implicará vantagem competitiva e melhores resultados nas produções.

Quais são as habilidades necessárias para os colaboradores?

Algumas das habilidades principais dos profissionais do nosso século são:

  • criatividade;
  • trabalho em equipe;
  • inteligência emocional;
  • proatividade;
  • liderança;
  • pensamento crítico.

Esse deve ser o foco dos treinamentos e programas de capacitação. O objetivo é preparar o funcionário para exercer melhor as funções dentro do chão de fábrica, contribuindo com a eficiência e a redução de problemas e custos, além de ajudá-lo a crescer em sua carreira.

Nesse sentido, vale abordar as tecnologias utilizadas pela fábrica do futuro, como Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, ciência de dados, segurança de dados, entre outras. Assim, a tecnologia está criando muitas oportunidades de trabalho, ao contrário do raciocínio comum, e é necessário buscar essa base de conhecimentos a fim de se adaptar a esse cenário.

São muitas as demandas da indústria 4.0 e elas mudam em uma velocidade muito grande. Para acompanhar essa evolução, as empresas precisam ingressar na transformação digital e priorizar a inovação.

Uma das formas de implementar isso é a criação de programas de preparação de colaboradores a fim de garantir que todos estejam alinhados ao mercado e sejam capazes de contribuir com a utilização correta das ferramentas.

Agora que você já sabe mais sobre a capacitação dos funcionários, compartilhe este conteúdo com a sua rede de contatos nas redes sociais!

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Descubra o poder da iluminação solar e como ela pode impulsionar o seu negócio A busca incessante...
Descubra as vantagens da remanufatura e como ela se destaca em relação aos simples reparos No contexto...
Descubra a revolução da iluminação personalizada e automatizada em diversos setores A revolução da iluminação inteligente está...
Ver todos os posts