Medidas extremas exigem soluções inteligentes: Entenda os benefícios em automatizar a iluminação

Ao final de 2021, tinha-se previsto para esse ano, em média, um aumento em 19% no valor da conta de luz dos brasileiros, segundo estimativa da TR Soluções, especializada no setor elétrico. Com a chegada de 2022 marcada pela relação deficitária entre custos de geração de energia, e valores arrecadados através das bandeiras tarifárias, a Aneel projeta que esse número chegue até 21%.

Em um cenário tão preocupante quanto o atual, o corte de gastos vem em forma de readaptação, incentivando uma perspectiva ampla para novas soluções. Por isso, é preciso contar com sistemas inteligentes, transformando a economia de energia não apenas em um benefício financeiro, mas também ecológico.

Conte com soluções inteligentes

Uma das soluções da EDGE Brasil é a Automação de Iluminação e Prédios Inteligentes – uma frente de trabalho que consiste em sistemas personalizados de iluminação inteligente, e que prezam pela economia de energia, ergonomia e sustentabilidade – migrando para a tecnologia de LED inteligente, na qual, através de dimerização, é possível aumentar ou diminuir a intensidade luminosa do ambiente.

No modelo inteligente, é realizada uma integração da rede elétrica com a estrutura física e com pontos específicos do ambiente, otimizando o consumo energético e permitindo o monitoramento constante dos equipamentos. O seu modelo remoto possibilita que esse complexo seja controlado por um usuário encarregado por sua supervisão e manutenção, sem, necessariamente, a atividade física no local. Cada área da empresa é iluminada da maneira mais adequada para a execução das atividades, sem desperdício.

Essa medida permite o controle por áreas, presença e o uso da luz natural. Sensores captam a quantidade de luz natural que entra no ambiente e, automaticamente, diminui a quantidade de luz artificial emitida pelas luminárias, equalizando o sistema para a quantidade solicitada pela norma. Além disso, ao se fazer uma análise sobre estudos de custo e payback, o retorno de projetos desse perfil são extremamente viáveis para as empresas, visto que há nessa solução uma diminuição de gás carbônico e de consumo energético.

Enquanto, por um lado, a solução inteligente possui um valor que beira em torno dos 20 a 30% de diferença em relação a uma solução comum, por outro, a utilização do fundo de CO2 por parte do cliente e o payback positivo do projeto – ou seja, a economia gerada pela implementação dessa tecnologia, que soma um montante significativo e pode ser aplicado no crescimento da empresa – garantem maior benefício de aplicação.

Benefícios para o meio ambiente

O aumento no custo da energia é uma realidade e a preocupação com a quantidade de CO2 emitida pelas empresas exige um pensamento que se alinhe com as demandas que consomem o dia a dia. Disponibilizar um sistema que traz tanto a possibilidade de diminuição de emissões de carbono, quanto a economia a curto e longo prazo, levando em conta a diminuição de potência comparado ao sistema de iluminação comum, faz do “prédio inteligente” uma boa escolha.

Iluminação e saúde

Uma iluminação eficiente também está ligada à saúde e bem-estar dos colaboradores dentro das organizações. Por esse motivo, foi determinado por normas regulamentadoras que a iluminação, considerada um risco físico, deve acontecer de forma uniforme, garantindo a ausência de efeitos indesejáveis de ofuscamento ou contraste, e deve estar de acordo com os níveis mínimos de iluminância (quantidade de luz que incide em uma superfície).

Como a EDGE pode ajudar?

A EDGE conta com parceiros reconhecidos globalmente, e uma equipe altamente capacitada, atendendo demandas de diversos segmentos. Conheça algumas aplicações com Automação de Iluminação e Prédios Inteligentes:

Indústrias e Centros Logísticos: luminárias adequadas para galpões industriais com grau de proteção para cada tipo de aplicação, já para os centros logísticos, luminárias projetadas para os corredores, aumentando a eficiência da iluminação e a segurança do colaborador.

Edifícios: luminárias indoor que transformam seu escritório em um ambiente confortável, prezando pela ergonomia dos colaboradores.

Supermercados: com as luminárias Slimperform da Signify – Philips, é possível obter eficiência acima de 130lm/w, ideal para projetos no varejo.

Áreas públicas ou externas: a iluminação solar e em LED geram maior eficiência e durabilidade, e garantem a qualidade da iluminação noturna.

Tecnologia UV-C: com os sistemas de iluminação UV-C, é possível desifectar ambientes (ar, superfície e objetos) por meio de fontes de luz que desativam vírus e bactérias.

Seja qual for a aplicação, a EDGE Brasil tem a solução ideal para você. Fale com nossos especialistas.

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Descubra o poder da iluminação solar e como ela pode impulsionar o seu negócio A busca incessante...
Descubra as vantagens da remanufatura e como ela se destaca em relação aos simples reparos No contexto...
Descubra a revolução da iluminação personalizada e automatizada em diversos setores A revolução da iluminação inteligente está...
Ver todos os posts