Alimentos e Bebidas: como a robótica colaborativa pode impulsionar esse segmento

A indústria de bebidas, historicamente, foi formada por uma grande base de produtores regionais, artesanais e que atendiam a uma demanda local de clientes. Vinho, cerveja e outras variedades de bebida eram produtos com uma indústria “clássica”, com processos produtivos menos massificados.

Porém, nos dias atuais, essa realidade mudou. A partir da metade do século XX, impulsionado pela automatização da indústria, esse setor conseguiu alavancar sua presença para todo o mundo, com companhias que entregam seus produtos por todo o planeta.
Segundo dados do Statista Research Development, entre 2009 e 2018, o mercado mundial de bebidas viu um crescimento de mais de 300 milhões de litros em vendas, com os segmentos alcoólico e não-alcoólico alcançando recordes de lucros.

A indústria de alimentos não fica para trás quando o assunto é a perspectiva de lucro futuro, tendo encerrado o ano de 2022 no Brasil com um aumento de 16,6% no faturamento em relação ao ano anterior.

Como a robótica colaborativa atua para melhorar a eficiência do segmento?

Os robôs colaborativos são um dos maiores avanços que a tecnologia pode oferecer até o momento quando o assunto é eficiência na produção de alimentos e bebidas. Eles têm assumido diversos papéis dentro desse segmento, graças à sua facilidade de implementação, baixo custo total de aquisição, flexibilidade no uso, programação simplificada e pouca necessidade de alteração de linha.

A maior parte das oportunidades para automação nesse setor estão no final da linha de produção, em operações de paletização, encaixotamento e armação de caixas.

Para sua implementação, é necessária uma avaliação de risco, mapeando todos os possíveis focos de acidentes ou falhas no processo. Feita esta avaliação, os cobots não necessitam mais de ‘grades’ de segurança para operar, o que reduz custos na mudança de layout do chão de fábrica. Vale lembrar que essa é uma preocupação ainda mais importante para pequenas e médias empresas.

Quais as vantagens que uma linha de produção ganha com a implementação de robôs colaborativos?

FLEXIBILIDADE -> A programação fácil dos cobots permite que produtores e embaladores de alimentos e bebidas se adaptem rapidamente a novos produtos. Os braços do robô podem ser reprogramados, movidos e redistribuídos, de forma que até mesmo instalações menores possam operar várias linhas ou passar da produção para a embalagem no mesmo espaço físico.

PRODUTIVIDADE -> Os cobots em aplicações de alimentos e bebidas podem trabalhar 24 horas por dia para atender às altas demandas sazonais. A qualidade não é sacrificada em detrimento da produtividade, com automação precisa e repetível que pode reduzir o desperdício. Com garras plug-and-play, os cobots podem facilmente manusear objetos delicados e de formato irregular.

SEGURANÇA E HIGIENE -> Os robôs colaborativos são seguros para trabalhar em conjunto com trabalhadores humanos, inclusive em processos delicados de alimentos e bebidas. Também podem trabalhar sozinhos, reduzindo o risco de contaminação em processos inseguros, sendo projetados com um revestimento externo que reduz o risco de acúmulo de poeira.

Quais são as principais possibilidades de aplicações para os robôs colaborativos?

EMPACOTAMENTO E PALETIZAÇÃO -> Obtenha entregas corretamente contadas e embaladas, de acordo com os mais rigorosos padrões.

ALIMENTAÇÃO DE MÁQUINAS -> Braços de robôs colaborativos podem alimentar máquinas e dispensar os funcionários de realizarem tarefas repetitivas, focando em funções mais estratégicas.

INSPEÇÃO DE QUALIDADE -> Aumente sua consistência e mantenha altos níveis de qualidade, automatizando processos com inspeção de qualidade.

MONTAGEM -> Maximize a produção, implementando robôs colaborativos na sua linha de montagem.

Como melhorar a automação da minha empresa com os robôs colaborativos?

Para contar com robôs colaborativos confiáveis e que prepare sua empresa para o futuro, colocando-a na vanguarda da tecnologia, conte com a EDGE!

Nossa proficiência em atender as necessidades de diversos segmentos faz com que estejamos preparados para uma grande variedade de desafios. Além disso, contamos com uma parceira reconhecida globalmente para essa tarefa: a Universal Robots, especialista na produção de braços robóticos colaborativos, ou também conhecidos como cobots.

Somos pioneiros em robótica colaborativa no Brasil, fato que faz toda a diferença na qualidade do serviço prestado, com atendimento pré e pós-venda, cobrindo todo o ciclo de vida dos produtos e serviços. Além de contar com um Centro de Reparos especializado em robôs, garantindo que nossos clientes tenham seus produtos sempre em funcionamento pleno.

Se você está pensando em investir em robôs colaborativos para a sua empresa, ou quer conhecer mais sobre as nossas soluções para Mecatrônica e Robótica,  não perca tempo. Contate um de nossos consultores de tecnologia e saiba como podemos impulsionar o desenvolvimento da sua indústria de alimentos e bebidas.

FALE CONOSCO

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Descubra o poder da iluminação solar e como ela pode impulsionar o seu negócio A busca incessante...
Descubra as vantagens da remanufatura e como ela se destaca em relação aos simples reparos No contexto...
Descubra a revolução da iluminação personalizada e automatizada em diversos setores A revolução da iluminação inteligente está...
Ver todos os posts