3 soluções avançadas de controle de acesso para a indústria

Um eficiente sistema de controle de acesso é fundamental para garantir a integridade dos ativos e das informações de todas as empresas. Com a adoção de inovadoras soluções é possível controlar a entrada e saída de colaboradores, visitantes, prestadores de serviços, entre outros, garantindo a segurança das pessoas e das instalações.

Os atuais sistemas de controle de acesso autenticam e autorizam o trânsito de usuários com base nas permissões específicas definidas pela organização. A maior parte desses equipamentos oferece recursos de monitoramento para registrar horários de entrada e saída e gerar trilhas de auditoria para manter um registro de acesso, identificando possíveis violações de segurança e a origem do acesso não autorizado.

Um determinado colaborador, por exemplo, pode ter permissão para acessar toda a instalação, mas outro ter entrada permitida apenas na área administrativa. Com o resgate das informações, é possível acompanhar a movimentação em todos os departamentos.

Além disso, as soluções de controle de acesso podem melhorar a segurança dos funcionários e proteger segredos industriais, limitando o acesso a áreas com máquinas potencialmente perigosas ou de alta segurança. Ao impedir a entrada de pessoal não autorizado nestes locais, os acidentes de trabalho e vazamento de informações podem ser minimizados.

E, também, podem ajudar a agilizar as operações e melhorar a eficiência. Ao atribuir permissões de acesso com base em funções e responsabilidades, as organizações podem garantir que os indivíduos tenham acesso instantâneo e aprovado aos recursos necessários para desempenhar suas funções, ao mesmo tempo que evitam solicitações de acesso desnecessárias.

Os sistemas de controle de acesso podem, inclusive, incorporar medidas de segurança adicionais para aumentar a proteção, como autenticação multifatorial e restrições de acesso baseadas no tempo e podem ser adaptados para atender aos requisitos de indústrias de todos os segmentos, levando em consideração o tamanho, o número de pessoas e a complexidade das permissões de acesso.

Atualmente, os sistemas de controle de acesso são baseados em diversos métodos de identificação, como:

Senhas pessoais: ao ser cadastrado no sistema, cada usuário escolhe e registra uma senha de acesso que, conforme o equipamento de controle, pode ser numérica, alfanumérica ou um PIN.

Cartão de proximidade: a identidade de um novo usuário é vinculada a um cartão de proximidade, reconhecido por radiofrequência. Esse cartão pode ser um crachá.

Biometria: solução mais prática e que oferece maior segurança, autenticando o usuário via biometria facial ou impressão digital.

Barreiras de segurança: são recursos que tem a função de bloquear e controlar os acessos físicos no perímetro delimitado, como catracas, torniquetes, cancelas, portas com controle de acesso, entre outros.

Confira as mais avançadas soluções de controle de acesso

Controle de acesso facial e biométrico

Esses dispositivos substituem as fechaduras “analógicas”, com chaves, por uma tecnologia eletrônica e digital, oferecendo mais segurança e maior controle de acesso. Os modelos disponibilizados pela ControlID, por exemplo, contam com várias funcionalidades remotas.

O equipamento é um pequeno computador que pode ser instalado em diversos tipos de porta, abrindo e fechando conforme as permissões salvas em seu software embarcado ou com os dados salvos na nuvem.

O usuário se identifica por biometria, senhas ou outros mecanismos que utilizam Bluetooth, e a porta se abre automaticamente. Os modelos mais modernos podem ser gerenciados à distância, com monitoramento remoto – Internet ou Bluetooth – das permissões e acompanhamento em tempo real de quem está entrando na sala, armazém ou qualquer outro local.

Fechaduras inteligentes

Fechaduras inteligentes como as da linha Aperio, da Assa Abloy, são dispositivos sem fio que ampliam o sistema de controle de acesso ou substituem os modelos mecânicos. Como funcionam sem fio e são alimentadas por bateria, as fechaduras são rápidas e econômicas de instalar e têm baixo custo operacional e de manutenção.

O portfólio Aperio inclui cilindros alimentados por baterias que duram em média três anos, escudos e fechaduras completas para portas de segurança.

No caso de falta de energia, o seu funcionamento depende se a fechadura foi configurada para operação online ou offline. No modo online, o recurso Smart Credential Cache oferece suporte aos usuários nessa situação. O Smart Credential Cache pode armazenar até 1.000 credenciais cujo acesso é permitido mesmo quando algo acontece com a fonte de alimentação. Quando a comunicação cai, essas credenciais ainda podem desbloquear dispositivos. Se uma fechadura Aperio estiver operando em modo offline, não há impacto algum: ela continua funcionando como antes.

A linha Aperio é construída em uma plataforma aberta para integração rápida e de baixo custo com seu sistema de controle de acesso e gerenciamento de segurança existente – ou com um novo. O sistema permite agendar permissões de usuário e gerar trilhas de auditoria instantâneas para mais portas, otimizando o gerenciamento de segurança.

Catracas inteligentes

Graças aos avanços tecnológicos, atualmente as catracas oferecem desempenho confiável em situações de alto volume de entrada e saída, ao mesmo tempo em que monitoram, contam e mantêm controle de acesso.

Estas funcionalidades aumentam a segurança, pois permitem controlar o número de pessoas que entram e saem de uma instalação com base nas credenciais apresentadas, e controlar o sentido da passagem.

As catracas inteligentes utilizam as mais recentes tecnologias biométricas, QRCodes e de nuvem para automatizar o controle de acesso de pedestres. Elas permitem gerenciar e registrar facilmente todos os acessos de entrada/saída de um local, reduzindo os requisitos administrativos e tornando o processo de acesso seguro muito mais fácil para os usuários.

Além disso, modelos mais sofisticados de catracas inteligentes já contam com a tecnologia de evacuação de emergência. O software embarcado na catraca identifica o alerta no sistema de gestão e os seus “braços” são recolhidos, facilitando e agilizando a saída do local.

Os dados coletados pelas catracas sobre o perfil ou comportamento do visitante também podem capacitar os gerentes das instalações a tomar melhores decisões de negócios, já que podem identificar os horários de pico ou o tempo médio gasto em uma atividade.

Com tantos ativos de valor, gestores não podem ignorar a segurança, independentemente da escala das instalações e orçamento. Portanto, investir em avançadas soluções de controle de acesso não é um gasto, é uma garantia de continuidade do negócio.

Quer saber mais como garantir a segurança das suas instalações? Entre em contato com um consultor de tecnologia da EDGE Brasil.

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Não é de hoje que uma infraestrutura de rede inteligente e de alto desempenho é a...
Os silos são há muito reconhecidos como estruturas fundamentais em diversas indústrias, oferecendo soluções eficientes de...
Otimizar suas operações industriais e melhorar a eficiência energética pode ser um desafio. A gestão estratégica...
Ver todos os posts