Melhores práticas de segurança do parque fabril

Quando pensamos nas práticas de segurança do parque fabril, o principal foco está no chão de fábrica, repleto de atividade, que é onde todo o processo fabril é feito – e, infelizmente, também, onde os acidentes têm maior probabilidade de acontecer.

As empresas têm a responsabilidade de fornecer um ambiente seguro e todos os equipamentos necessários (EPI’s) para os seus colaboradores que, por sua vez, têm a obrigação de seguir as normas de segurança do parque fabril.

Para se ter uma noção da importância da adoção de práticas e mecanismos de segurança do parque fabril, segundo a Consumer Product Safety Comission, agência federal norte-americana, pisos inadequados contribuem diretamente para mais de dois milhões de lesões por queda por ano. Em ambientes industriais, em particular, escorregões, tropeções e quedas são a segunda lesão mais comum no local de trabalho, custando aos empregadores anualmente cerca de US$ 70 bilhões, ou cerca de US$ 22.800 por incidente.

No Brasil, a CLT aponta que as empresas têm a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e, também, de instruir os empregados sobre as precauções para evitar acidentes.

As Normas Reguladoras (NRs) fazem parte das leis brasileiras e foram criadas para garantir que os trabalhadores brasileiros tenham um ambiente laboral seguro e saudável, reduzindo os riscos de acidentes e doenças profissionais, determinando, por exemplo, as condições de trabalho adequadas para atividades em espaços confinados, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e a proteção contra incêndios, entre outras práticas.

Segurança do parque fabril começa no chão de fábrica. Literalmente

Especialistas da nossa parceira Brady, fornecedora de equipamentos de proteção coletiva de Bloqueio e Travamento de fontes de energia (LOTO), impressoras e etiquetadoras e, também, de soluções de sinalização, itens fundamentais para a segurança em ambientes industriais, indicam que, às vezes, a importância da marcação e identificação do piso não é levado em consideração.

Para implementar uma eficiente estratégia de segurança do parque fabril, é preciso avaliar o uso da instalação, o que influi no produto de marcação de piso a ser utilizado, identificando se o espaço tem alto tráfego de empilhadeiras, tráfego de pedestres, ambiente frio ou quente, pisos texturizados ou se passa por lavagens químicas.

Um padrão de cores consistente no local de trabalho ajuda os colaboradores a reconhecerem e responderem rapidamente com a ação correta. Este é um elemento essencial para estabelecer e manter um local de trabalho seguro. Quando um funcionário vê um sinal vermelho de perigo, por exemplo, ele imediatamente sabe que deve prestar atenção e tomar as medidas necessárias para se manter seguro. O uso de sinalização de segurança com cores padronizadas ajuda a acelerar o reconhecimento e o tempo de resposta aos perigos no local de trabalho.

Uma forma de melhorar a segurança é identificar, analisar e remover os perigos aos quais os colaboradores podem estar expostos no posto de trabalho. Avalie o risco elétrico e das máquinas fazendo três perguntas críticas:

  • A quais perigos os funcionários estão expostos?
  • Como os perigos podem prejudicar os colaboradores?
  • Como você pode remover ou controlar esses perigos?

Por isso, máquinas que possam representar um perigo para os colaboradores precisam estar isoladas, em cabines modulares ou quadra em cabines modulares ou quadradas como as das soluções disponibilizadas pelo nosso parceiro item, ou cercadas com sistemas de grades certificados, como as das soluções disponibilizadas pelo nosso parceiro Satech, evitando contato indesejado.

E não podemos deixar de lembrar a importância de manter o ambiente de trabalho organizado. Quem nunca ficou procurando uma chave de fenda? Ter um conjunto de ferramentas adequadas para as suas atividades acondicionadas em estojos apropriados, como os da Phoenix Contact, agiliza e mantém a segurança no parque fabril.

Tenha uma visão holística sobre a segurança do parque fabril

A segurança do parque fabril começa com uma filosofia abrangente centrada na proteção – uma mentalidade que permeia a cultura de uma empresa e se reflete na forma como os colaboradores se comportam e realizam suas tarefas diárias.

O desenvolvimento de um programa abrangente para os processos de fabricação deve promover a importância da segurança na empresa. Gestores podem criar apresentações e documentos de apoio que instruam os colaboradores sobre como se proteger no local de trabalho.

Você também deve agendar sessões de treinamento para alertar sobre práticas inseguras e identificar riscos de segurança, com a ajuda de consultores externos ou após treinar gerentes de departamentos.

Mas o que é um plano de segurança do parque fabril? Um plano eficaz e completo para o setor industrial tem três componentes principais:

  • Uma descrição dos perigos e perigos potenciais no ambiente de trabalho
  • Políticas e procedimentos da empresa que minimizem os perigos
  • Respostas padronizadas e planos de ação para incidentes de segurança

O plano de segurança do parque fabril deve ser formalizado e precisa estar acessível a todos os colaboradores – não apenas à liderança da empresa.

Além disso, os planos mais eficazes são:

  • Criados e mantidos por uma equipe com funcionários de vários departamentos
  • Auditados regularmente para melhorias e modificações
  • Proativos, com medidas preventivas
  • Impulsionados principalmente para a proteção dos colaboradores

O último ponto é muito importante – o objetivo principal de um plano de segurança do parque fabril é manter os trabalhadores seguros. Embora o cumprimento de normas também deva ser uma prioridade, proteger a força de trabalho deve ser a maior preocupação da empresa.

E, finalmente, a realização de inspeções e auditorias frequentes no local de trabalho ajudará a gerir quaisquer ameaças à segurança. Os perigos e incidentes são frequentemente o resultado de riscos subjacentes que poderiam ter sido mitigados com uma auditoria ou inspeção.

Certifique-se de que os trabalhadores estão cientes de que estas auditorias e inspeções não existem para os verificar, repreender ou policiar; em vez disso, são realizadas para que todos estejam sempre em um ambiente de trabalho o mais seguro possível.

Estabeleça programas eficazes de treinamento no chão de fábrica

Todos os programas eficazes de treinamento no chão de fábrica compartilham quatro características:

São relevantes: O treinamento é percebido por todos os colaboradores como construtivo, e não como um período demorado de interrupções e inatividade.

São revisados constantemente: Os comportamentos de trabalho seguros são reforçados por inspeções regulares no ambiente laboral. Se as necessidades de melhoria forem aparentes, o feedback ajudará o funcionário a corrigir comportamentos incorretos antes que eles levem a problemas maiores.

São focados na positividade: Quando as observações dos supervisores estão ligadas à disciplina, a segurança carrega uma conotação negativa. Dizer aos funcionários o que eles estão fazendo corretamente aumenta o compartilhamento de conhecimento e melhora a cultura geral de segurança.

Contam com material de apoio: Um banco de conhecimento de recursos de treinamento (ou seja, vídeos, seminários gravados, manuais de instrução, livros etc.) deve estar acessível. Quando novos equipamentos forem implantados, o acesso a consultores/materiais de treinamento externos também deve ser disponibilizado.

Os benefícios de criar, implementar e manter um plano de segurança do parque fabril são inúmeros, desde proteger seus colaboradores, melhorar a produtividade até manter a conformidade com normas trabalhistas. É lei, é obrigatório e só traz vantagens.

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Quando pensamos nas práticas de segurança do parque fabril, o principal foco está no chão de...
Globalmente, empresas do setor industrial estão apostando na automação robótica para obterem maior ganho de produtividade,...
Com a chegada de sensores inteligentes às modernas fábricas, a manutenção preditiva automatizada está sendo impulsionada...
Ver todos os posts