Benefícios da automação robótica no aumento da produtividade

Globalmente, empresas do setor industrial estão apostando na automação robótica para obterem maior ganho de produtividade, qualidade, eficiência e tempo de atividade. Pesquisa da McKinsey indica que esses investimentos representarão 25% dos gastos de capital até 2027.

E a Federação Internacional de Robótica aponta que essa procura por soluções de automação robótica está sendo impulsionada pelos investimentos em novas instalações de produção e pela modernização de plantas já em operação.

Para atender a essa demanda, o mercado de automação robótica deve movimentar US$ 45,85 bilhões em 2024, segundo dados da consultoria Mordor Intelligence, atingindo o patamar de US$ 95,93 bilhões até 2029.

Além disso, sistemas de automação robótica mais avançados agregam capacidades adicionais com a integração da Inteligência Artificial. Os robôs, alimentados por algoritmos de IA, agora contam com a capacidade de aprender, se adaptar e tomar decisões, levando a níveis de produtividade sem precedentes e gerando cada vez mais valor.

No entanto, muitos executivos ainda permanecem cautelosos, e o custo do hardware e a falta de expertise interna estão no topo da sua lista de preocupações. E embora ainda exista o receio de que a automação robótica vá substituir os trabalhadores humanos, a Federação Internacional de Robótica acredita que menos de 10% dos empregos poderiam ser totalmente automatizados, já que muitos robôs são projetados para realizar tarefas repetitivas e insalubres e permitir que os colaboradores se concentrem em tarefas mais intensivas.

E como a automação robótica impulsiona a produtividade?

A automação robótica desempenha um papel fundamental no aumento da produtividade em vários setores industriais. Confira alguns dos principais benefícios:

Maior produtividade e eficiência

  • Ao integrar a automação robótica, setores como o de manufatura, alimentos e bebidas, entre outros, podem aumentar significativamente a produtividade e a eficiência nas suas linhas de produção.
  • A automação permite tempos de operação mais rápidos, resultando em maiores níveis de produtividade.
  • Algumas tarefas podem ser concluídas de forma eficaz 24 horas por dia, 7 dias por semana, levando a um aumento da produção sem custos adicionais de mão de obra.

Flexibilidade aprimorada do sistema

  • Os robôs podem se adaptar rapidamente a diferentes tarefas e processos, reconfigurando as linhas de produção de forma eficiente.
  • Essa flexibilidade permite que as empresas respondam com agilidade às novas exigências do mercado.

Qualidade do produto

  • A automação robótica garante processos de fabricação consistentes e precisos.
  • A redução de erros humanos leva à melhoria da qualidade e confiabilidade do produto.

Redução de custos

  • Embora o investimento inicial em soluções e sistemas de automação robótica possa ser significativo, o retorno do investimento (ROI) é rápido, e hoje a variedade de modelos disponíveis no mercado atende a empresas de todos os portes.
  • Os custos operacionais diminuem à medida que o trabalho humano é realocado de tarefas repetitivas para funções estratégicas.

Maior segurança no local de trabalho

  • Os robôs realizam tarefas perigosas, reduzindo o risco de acidentes e lesões no local de trabalho.
  • Os trabalhadores humanos deixam de lado tarefas repetitivas, que muitas vezes provocam momentos de distração, aumentando a segurança.

Análise de dados avançada

Os sistemas de automação robótica, quando integrados a sensores, geram dados valiosos que podem ser analisados para otimizar ainda mais os processos.

  • Os insights da análise de dados impulsionam a tomada de decisões assertivas.

Maior satisfação do cliente

  • Processos de produção eficientes levam à entrega oportuna de produtos de alta qualidade.
  • Clientes satisfeitos contribuem para o sucesso empresarial a longo prazo e fortalecem a reputação da marca.

Além de todos esses benefícios, outro impacto da automação robótica e da IA é a capacidade de oferecer personalização em escala. Tradicionalmente, as linhas de produção foram projetadas para produção em massa, concentrando-se na entrega de grandes quantidades de itens idênticos.

No entanto, as novas demandas do mercado exigem produtos personalizados e a IA e a automação robótica podem alternar rapidamente entre tarefas, adaptando linhas de produção para fabricar produtos personalizados sem tempo de inatividade significativo.

Empresas precisam avaliar a sua estratégia de automação robótica

Com a expectativa de que bilhões de dólares sejam desembolsados nos próximos anos para a implementação de soluções de automação robótica, as empresas precisam garantir que farão a implementação correta.

À medida que a tecnologia avança, os sistemas robóticos se tornam mais inteligentes, adaptáveis e capazes de executar tarefas cada vez mais complexas. Esta evolução aumentará ainda mais a eficiência, a personalização e a segurança nos processos de fabricação.

E com o avanço da Indústria 4.0 os robôs colaborativos, ou cobots, e os robôs autonômos móveis (AMRs) desempenharão um papel cada vez mais importante nas fábricas inteligentes.

A pesquisa da McKinsey indica que muitos líderes ainda adotam uma postura de cautela, mas, com a consultoria de um parceiro com expertise nos sistemas e soluções de automação robótica, as empresas podem superar desafios. Consultores contribuem na seleção de tecnologia, planejamento de implementação e aquisição do conjunto de competências necessárias para a implementação em maior escala.

Em relação aos modelos de manutenção e serviço, a pesquisa aponta que 62% dos participantes industriais pesquisados querem ofertas que não contemplem apenas instalação e integração, mas também manutenção e suporte durante todo o ciclo de vida do produto, o que é perfeitamente possível com um parceiro como a EDGE Brasil, que oferece desde as soluções e produtos adequados para otimizar a sua produtividade, assim como serviços de pré-instalação, instalação, manutenção e suporte contínuo.

Ao final, quando o foco é aumento da produtividade, líderes industriais devem enfrentar esse desafio investindo em tecnologia, formação e planejamento estratégico para aproveitar plenamente os benefícios da automação robótica. Adotar esses avanços oferece um caminho não apenas para sobreviver, mas também para prosperar no cenário competitivo da manufatura moderna.

Compartilhar

BLOG

Conheça mais posts do nosso blog

Quando pensamos nas práticas de segurança do parque fabril, o principal foco está no chão de...
Globalmente, empresas do setor industrial estão apostando na automação robótica para obterem maior ganho de produtividade,...
Com a chegada de sensores inteligentes às modernas fábricas, a manutenção preditiva automatizada está sendo impulsionada...
Ver todos os posts